Fonte: wikipedia

Sega CD/Mega-CD
Ficheiro:セがメガDRIVE CD Logo.jpg
Sega-CD-Model1-Set.jpg
Sega-CD-Model2-Set.jpg
Japanese
FabricanteSega
TipoConsole de videogame
Geração4ª geração
LançamentoJapão 12 de dezembro de 1991 (JAP)
Estados Unidos 5 de Abril de 1993 (EUA)
União Europeia 22 de Abril de 1993 (UE)
Brasil 6 de maio de 1993 (BRA)
Descontinuado1996
Unidades
vendidas
2 milhões[1]
MídiaCD-ROMCD+G
CPUMotorola 68000 @ 12.5 MHz
Capacidade de
armazenamento
Memória interna
GráficosSega custom
ControladoresGamepad
ConectividadeMega Drive
Jogo mais
vendido
Sonic the Hedgehog CD,1.4 milhões de unidades vendidas
Retrocompa-
tibilidade
Mega Drive
SucessorSega Saturn
Mega CD (nome original do console no Japão, Europa e Brasil a partir de 1993, quando parou de ser fabricado pela Tectoy) ou Sega CD (nome usado mundialmente), foi um "console add-on" (que se acoplava ao Mega Drive/Genesis) com mídia CD. Foi lançado primeiro no Japão em 12 de dezembro de 1991 sendo lançado nos EUA e Europa em 1993. Depois foi lançado no Brasil, oficialmente, pela Tectoy em 1993. Na época,havia um boom de popularidade de games em FMV como: Dragon´s Lair (1983) e Time Gal (1985).

O Sega CD era um periférico que se ligava ao Mega Drive e disponibilizava assim a execução de jogos gravados em CD, novidade para a época. Ele foi feito para enfrentar o também periférico, TurboGrafx-CD (PC Engine CD no Japão), que havia sido lançado um ano antes do lançamento japonês e que tinha o mesmo conceito, rodar jogos a partir de CD-ROM.

O acessório poderia ser acoplado a um 32X para alguns jogos, como Night Trap que recebeu suporte ao acessório. O console nunca teve grande sucesso comercial devido o alto custo e os games do aparelho que não alcançaram o publico, pois a maioria eram ports de arcade (ou Fliperama no brasil), alguns dos jogos do Sega CD/Mega CD foram lançados em outras plataformas.

Mercado:
Não há números exatos sobre as vendas do console ao redor do mundo, estima-se que tenham sido vendidos entre 5,5 e 7 milhões de aparelhos, mas o número mais aceito é de 6 milhões, o console não alcançou grande sucesso porem possui alguns jogos de destaque com: Sonic The Hedgehog CD, Night Trap, Sewer Shark, Lunar: The Silver Star, Soul Star, Ecco: The tides Of Time e Mickey Mania.

Japão:
O Mega CD chegou ao Japão em dezembro de 1991 pelo preço de ¥49.800[2], estima-se que tenha alcançado entre 2 e 3 milhões de unidades vendidas.

Estados Unidos:
O Sega CD chegou aos Estados Unidos em Novembro de 1992, mesmo com o nome diferente do japonês, o visual e design se manteve. O preço de lançamento foi na ordem US$299 e acompanhava alguns jogos.[3] Foram vendidos cerca de 50.000 unidades em menos de 1 mês. Em 1994, após lançar um novo modelo do Genesis, a Sega lançou também o segundo modelo do Sega CD. Desta vez o modelo encaixava pela lateral com o novo aparelho. A produção foi oficialmente encerrada ao final de 1995, para dar espaço ao novo console, o Saturn. Estima-se que tenham sido vendidos um total de 2,5 milhões.

Europa:
Da mesma maneira que nos Estados Unidos e Japão, também não existem números exatos sobre vendas na Europa, mas a estimativa é que houve cerca de 1 milhão de aparelhos vendidos.
Modelos
Mega-CD I(Sega CD) Primeiro modelo que era de gaveta. (12 de dezembro de 1991 no Japão depois lançado nos EUA com nome diferente em abril e Europa no mesmo mes do lançamento americano,depois lançado no Brasil em maio).
Mega-CD II (Sega CD II na América do norte e no Brasil): Modelo desenhado para o Mega Drive 2, mas compatível com o primeiro modelo utilizando um periférico, e custo de fabricação Reduzido.
JVC Wondermega RG M1 (lançado em 1 de abril de 1992 apenas no japão): Uma combinação de Mega Drive com Mega-CD. Versão com som superior, compatível com karaokê e com melhor desempenho em vídeo.
JVC Wondermega Modelo RG M2 (LANÇADO APENAS NO JAPÃO): Segundo modelo do JVC Wondermega, com mudanças no design e compatibilidade com controle sem fio de fábrica.
Sega Multi-Mega (Sega CDX na América do norte e no Brasil): Um CD Player portátil que possui capacidade de rodar tanto jogos de Mega Drive quanto de Sega Cd, além de rodar CDs de áudio e karaokê.
Pioneer LaserActive Sega Mega-CD module: Um periférico disponível para o sistema LaserActive.
Especificações técnicas:
Processador
CPU Motorola 68000 com clock de 12,5 MHz. Os jogos para Sega CD utilizam o CPU do Sega CD juntamente com o CPU do Mega Drive/Genesis, que possui o mesmo Motorola 68000, mas com underclock de 7,8 MHz. Para jogos de Mega Drive, o CPU do Sega CD fica em espera.
16 Bits de processamento
Memória
RAM principal: 6 Mbits
CD-Rom: 128 Kbits
Áudio RAM: 512 Kbits para PCM
Backup RAM: 64 Kbits
Motorola 68000



Gráficos:
512 cores disponíveis, sendo 64 simultaneamente
Efeitos como Rotating, Scalling e Zoom
Reproduz vídeos com até 256 cores (Fato ocorrido apenas com Eternal Champions CD)
Resolução máxima 320x240px
GPU do Sega CD

Áudio:
8 Canais PCM Stereo
6 Canais FM
3 Canais PSG
1 Canal PWM

Mídia:
CD-Rom 1X (150 kbps)
Velocidade de acesso ao CD: 800ms

Entrada e saída:
Slot para comunicação com o Mega Drive
Entrada de linha
Saída de linha RCA

BIOS:
ROM: 1 Mbit
Uso para jogos, CD player e Karaokê
Placa mãe do Mega CD 2


Versões da BIOS
VersãoAparelho
1.02Pioneer LaserActive Mega LD 1(Japão/América do norte) (baseado na versão 0.98 proto Mega-CD BIOS)
1.00Mega-CD (Europa/Japão), Sega WonderMega 1 (Ásia) Victor WonderMega RG-M1 (Ásia)
1.04Pioneer LaserActive Mega LD 2 (América do norte) (basedo na versão 1.10 Sega-CD BIOS)
1.10Sega CD (América do norte)
2.00Mega-CD 2 (Europa/Japão), Sega CD 2 (América do norte), Victor WonderMega RG-M2 (Ásia), JVC X'eye (North America)
2.11Mega-CD 2 (Europa/Japão), Sega CD 2 (América do norte)
2.21Sega Multi-Mega (Europa), Sega Genesis CDX (América do norte)



0 comentários:

Postar um comentário